Personalidades da revolução

  Durante o período da Revolução francesa muitas pessoas se destacaram. Abaixo está uma pequena lista de algumas delas:
  • Luís XVI: nascido em 23 de agosto de 1754 em Versalhes, começou seu reinado na França em 1774. Era descendente dos Bourbons e exercia o seu poder de rei com extremo absolutismo, mas com a revolução a sua influência sobre os frances entrou em decadência devido a mudanças que o povo queria. Em 1791 já desprestigiado pela constituição criada pela Assembleia Nacional, resolveu numa tentativa desesperada e frustrada de fugir para a Áustria, após esse episódio ele foi deposto do trono e em 21 de janeiro de 1793 foi guilhotinado em praça pública.                                                   


Luís XVI

  • Jean-Jacques Rousseau: grande filósofo do século XVIII, foi um dos principais representantes oposicionistas do Antigo Regime e um dos grandes influenciadores da Revolução Francesa, criando o lema para o movimento revolucionário.

Jean-Jacques Rousseau



  • John Necker: responsável pelo controle da economia franca em três oportunidades no governo de Luís XVI, foi responsável pela convocação do parlamento em 1789.


Jacques Necker





  • Robespierre: grande represantante dos jacobinos, era um homem apaixonado pelos ideais revolucionários, sempre ao lado das classes menos favorecidas. Nascido em 6 de maio de 1758, foi preso e condenado à guilhotina em julho de 1794.

Robespierre
  • Napoleão Bonaparte: grande líder político e militar durante o fim da Revolução francesa foi designado para assumir o governo francês após o golpe de Estado de 1799. Após ter assumido o poder da França levou o seu país a hegemonia mundial com o seu império.

Napoleão Bonaparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário